segunda-feira, 2 de agosto de 2010

MTV Brasil - Produzindo música perecível

Procura-se, urgente, pela cidadã(ão) que pode salvar o Restart!



Criada no início da década passada, a MTV Brasil foi a segunda filha da MTV norte americana. A primeira representante da emissora, fora dos Estados Unidos, foi a MTV Europe. Em outubro de 1990 nascia o primeiro canal de TV segmentado no Brasil, fruto de uma parceria entre o Grupo Abril e a Viacom (detentora da MTV Networks). De acordo com a mãe americana, a MTV canarinha buscaria público jovem, com programação pautada basicamente em música.

Hoje, ainda de olhos no alvo teen, a MTV Brasil se tornou uma poderosa fábrica de artistas-produtos, através de uma veiculação maciça de bandas as quais o canal julga conveniente divulgar. Com esse empurrãozinho, aberrações se tornam fenômenos de um dia para o outro.

Bastante atrasado, foi na Rolling Stone de junho que li pela primeira vez sobre a banda Restart. Se meu primeiro contato com a meninada tivesse sido pelo ouvido e não por uma inocente leitura, com certeza não teria cometido a heresia de jogar o nome deles no Google. Pela inflamada crônica de Miguel Sokol abordando uma 'juventude colorida', recorri à internet para conhecer um termo até então inédito para mim: o Happy Rock. Lembrei de calças amarelas entre outras Fiukagens e antes de clicar em 'pesquisar' já me senti um desperdiçador do meu tempo.

Sobre a Restart, tirem depois suas próprias conclusões. Melodias, letras, conteúdo, proposta... Mas voltemos a MTV Brasil. A edição 2010 do VMB, espécie de festival criado pela emissora, traz nesta versão 16 categorias, onde diversos músicos serão premiados. A premiação é decidida pelo juri popular e por um juri especializado. Restart é concorrente em cinco categorias, entre elas a de Artista do Ano.

Pera lá? Só eu que tô pasmo? Restart, artista do ano? Onde? No Brasil ou em Júpiter? Sou um mínimo interessado em música e durante a metade do ano de 2010 nunca tinha ouvido falar nesses moleques. Como disse, posso não ter captado, posso ter me atrasado, afinal não leio Capricho e a programação da MTV tem me irritado. Mas quando penso em 'Banda Restart - Artista do Ano da Música Brasileira', imagino Tom, Noel, Cartola, Zé Keti, Gonzaguinha, Elis, Cássia, Renato Russo, Cazuza e outros mil se revirando em suas covas. Além da dita bandinha, NX Zero, Fresno, Sandy e Mallu Magalhães também brigam pelo prêmio. Tá certo que o alvo é teen, MTV, mas vocês só podem estar de brincadeira...

Com um figurino enjoado e exagerado, onde a cabeleira é milimetricamente bagunçada, os carinhas de bebê da Restart fazem mesmice, herdando a cópia da cópia da cópia. Musicalmente, não propoem nada novo. Apenas cospem todos os enlatados dos USA que absorveram de nove às seis nos seus 14 anos de vida. Didáticas como um Telecurso 2000, suas letras seguem o Manual Prático para Aspirantes a Emo-Rock-Teen-Star no Brasil - Volume 1, com uma pobreza repetitiva que até ofende.

Aclamada entre a molecada, 'Levo Comigo', da tal Restart, concorre na categoria Hit do Ano. Não vou perguntar se isso é aqui ou em Júpiter de novo, mas transcrevo a seguir alguns versos da mesmíssima poesia:


E eu quis escrever uma canção
Que pudesse te fazer sentir
Pra mostrar que o meu coração
Ele só bate por ti.

Como uma bela melodia pra dizer
O que eu não consigo explicar
Como uma bela melodia pra você ver
Tudo o que eu queria te falar.

E dizer que é você
Que pode me mudar
Que pode me salvar


Ok, você quem, Restart? Quem, pelo amor da nossa rica música brasileira, quem pode te mudar? Quem pode te salvar? Procura-se!

7 comentários:

  1. http://www.diariodebarrelas.com.br/2010/08/25/frustrado-com-nivel-do-premio-diretor-do-multishow-se-demite/

    ResponderExcluir
  2. Manual Prático para Aspirantes a Emo-Rock-Teen-Star no Brasil - Volume 1
    fato, rica. Adorei

    ResponderExcluir
  3. Perfeito seu texto. Peço autorização para divulgá-lo!

    ResponderExcluir
  4. Autorizado, e obrigado pelo elogio! Se possível, coloque um link do blog no espaço onde será divulgado. Um abraço.

    ResponderExcluir
  5. Pau neles, Rica! A indústria qr q a soquemos, vamos fazer oq ela qr!

    ResponderExcluir